Prefeitura de Laranjeiras do Sul considera propostas do Crea-PR para o plano de governo

14/06/2021

No período eleitoral de 2020, representantes da Regional Guarapuava do Crea-PR apresentaram aos prefeituráveis de Laranjeiras do Sul os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs) desenvolvidos pelo Conselho, em parceria com as Entidades de Classe Associação Centro-Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA) e Associação dos Engenheiros do Vale Piquiriguaçu (Aenvapi).

Nos estudos, foram levantadas sete propostas e soluções do campo das Engenharias, Agronomia e Geociências, visando contribuir com o Plano Plurianual do Governo Municipal. São elas: ICMS ecológico por biodiversidade; implantação e gestão da arborização urbana; incentivo ao uso de energias renováveis; desenvolvimento de um Instituto de Planejamento Urbano; implementação do programa Casa Fácil; estruturação e valorização do quadro técnico municipal; e exigência de registro no Crea-PR das empresas que exercem atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências.

De acordo com o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, todas as propostas feitas pelo Crea-PR nos EBDMs foram consideradas pela gestão, sendo que muitas já estão em andamento. Silva destacou o encaminhamento de três projetos que versam sobre sustentabilidade.

“Quanto ao ICMS ecológico, nós contratamos uma empresa para fazer o levantamento das possíveis áreas que podemos alocar para parcerias público-privadas e, assim, começar a receber o ICMS ecológico, a partir da preservação das matas nativas. Já temos um projeto piloto de arborização urbana, na Avenida Santos Dumont, que corta a cidade. Sobre energias renováveis, o município está doando uma área para a implantação de uma usina de energia solar, que vai atender os dois hospitais da cidade. Além disso, o município fez a substituição das lâmpadas convencionais por led e pensamos ainda neste mandato em ter nossa própria usina de energia solar, para baratear o custo da iluminação para o contribuinte e o município”, explica.

Para o inspetor do Crea-PR, engenheiro eletricista Luciano Vargas, um dos propositores do projeto de energias renováveis, esta é uma pauta fundamental para constar na agenda de todos os gestores. “Parabéns à Prefeitura Municipal pelo trabalho realizado, por pensar no meio ambiente e no custo benefício de projetos de energias renováveis”.

“O atual cenário político requer inovação e expertise. Ficamos muito satisfeitos em receber o feedback do gestor municipal, que acatou nossas indicações e irá concentrar energia para executá-las. Nesse sentido estamos à disposição dos gestores públicos no intuito de indicar projetos que trarão benefícios coletivos e resguardo técnico”, afirma o inspetor do Crea-PR, engenheiro florestal Igor Gallo Pawlak, um dos propositores do projeto de arborização.

O presidente da Aenvapi , engenheiro de pesca Ronan Maciel Marcos, avalia que o poder público, as entidades e a sociedade devem trabalhar juntos pelo desenvolvimento socioeconômico e sustentável da cidade. “É muito importante que as Entidades de Classe e o Conselho reforcem determinadas propostas, mesmo aquelas que já estavam no radar da Prefeitura, para que o próprio poder público tenha uma validação técnica da importância das mesmas”, comenta.

Conforme o inspetor do Crea-PR, engenheiro civil Everson Mesquita, um dos propositores dos projetos Casa Fácil e Instituto de Planejamento, a Agenda Parlamentar do Crea-PR é de grande importância principalmente para os pequenos e médios municípios. “Pela abrangência dos temas, que vão desde preservação do meio ambiente à valorização profissional, passando por trânsito, acessibilidade, inspeção predial, diminuição da quantidade de obras irregulares/clandestinas, entre outros. Se bem utilizados, os Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar podem ser uma excelente ferramenta para os gestores municipais”, conclui.