Guarapuava - Crea-PR apresenta cinco propostas aos candidatos à Prefeitura de Irati

28/10/2020

As propostas são soluções do campo das Engenharias, Agronomia e Geociências para contribuir com o plano plurianual do governo municipal

 

Nesta terça-feira (27),  representantes da regional Guarapuava do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) apresentaram aos prefeituráveis de Irati os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs) desenvolvidos pelo Conselho, em parceria com as entidades de classe locais. Nos estudos, constam propostas e soluções elaboradas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências, visando contribuir com os planos plurianuais de governos municipais.

 

“Nós estamos apresentando algumas propostas em formato resumido, para facilitar a incorporação no plano de governo dos gestores. Todos os candidatos foram convidados a dialogar conosco, pois é uma iniciativa apartidária. Em síntese, queremos propor e discutir as melhores soluções e encaminhamentos para problemas relacionados ao nosso campo de atuação”, explica o gerente da regional Guarapuava, Engenheiro Eletricista, Thyago Giroldo Nalim.

 

As cinco propostas do Crea-PR para o município de Irati – em parceria com a Associação Centro-Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati (Aeari), Associação dos Engenheiros Florestais do Centro-Sul do Paraná (Aeflor) e Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati (Areci) – são:

 

1 - Estruturação e Valorização do Quadro Técnico Municipal: o desequilíbrio entre a quantidade de profissionais integrantes do quadro técnico dos Municípios e a crescente demanda por obras e serviços técnicos das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências pode comprometer o ritmo de desenvolvimento das cidades, pois todos os investimentos em infraestrutura e Agronomia executados no município têm o acompanhamento de um dos profissionais do seu quadro técnico. Os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências que compõem o quadro técnico municipal são responsáveis pela elaboração de projetos, laudos, pareceres, execução e fiscalização de obras e serviços.

Propostas: criação de um plano de estruturação do quadro técnico municipal, com a participação e contribuição de todas as partes envolvidas. Ele deve contemplar um diagnóstico detalhado da situação atual e indicar a composição ideal do quadro técnico observando quais seriam as funções cujos requisitos demandam a ocupação por profissionais de carreira e quais permitem a ocupação por comissionados. Como ação de valorização do quadro técnico e retenção de talentos o plano de estruturação deve prever remuneração proporcional à extensão e à complexidade do trabalho que desempenham.

 

2 - Exigência Registro Crea-PR: frequentemente o Crea-PR / Regional Guarapuava identifica empresas exercendo atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências sem o devido registro no Conselho e, o que é mais grave, sem a responsabilidade técnica de profissionais habilitados. Obras e serviços executados por empresas sem responsável técnico representam riscos à sociedade e ao meio ambiente.

Propostas: exigir que empresas de Engenharia, Agronomia e Geociências sejam obrigadas a apresentar prova de registro no Crea-PR para obterem alvará de funcionamento junto ao município, bem como para emitirem notas fiscais de prestação de serviços. Tal exigência poderá ser implementada por norma interna da Secretaria responsável pelo processo de licenciamento de empresas e concessão de alvarás de funcionamento.

3 - Hortas Comunitárias Urbanas: como na maioria dos municípios brasileiros, a periferia da zona urbana do município de Irati se caracteriza por apresentar uma população de baixa renda, com dificuldade de acesso a produtos de consumo imediato como espécies hortícolas, causando deficiências nutricionais, especialmente em idosos e crianças. Também nestes locais é comum verificar a existência de espaços (terrenos, imóveis) sem ocupação e também abandonados, sem limpeza e sendo utilizados como depósitos de lixos e restos de construções. Dentro desta realidade, a proposta de implantação de hortas comunitárias urbanas é idealizada para promover a produção de alimentos com a finalidade de melhorar a alimentação das famílias envolvidas, promovendo o fortalecimento da vida comunitária e aproveitamento de áreas não utilizadas.

Propostas: composição de uma equipe gestora do programa (Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social); identificação de espaços existentes em comunidades/bairros com possibilidade de uso para implantação do projeto alienado à necessidade de famílias no mesmo local de abrangência; realização de reunião de sensibilização da comunidade/bairro sobre as vantagens e benefícios da implantação do projeto; definição dos parceiros institucionais (apoio financeiro) e voluntários da comunidade/bairro; levantamento das famílias, entidades beneficentes e escolas que receberão os alimentos produzidos; quantificar a demanda e a capacidade de produção do espaço selecionado para implantação do projeto; capacitação dos voluntários que participarão do projeto; implantação do projeto e monitoramento da produção pela equipe gestora.

 

4 - Implantação e Gestão da Arborização Urbana: a arborização urbana deve fazer parte do planejamento de políticas públicas dos gestores municipais, visto a necessidade de garantir os benefícios ambientais a todos os habitantes. Pautado pela Constituição Federal (art. 182) e Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), o poder público deve planejar o desenvolvimento urbano de forma a garantir o bem-estar de seus habitantes, bem como o controle da degradação ambiental e a proteção, a preservação e a recuperação do meio ambiente natural e construído, do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico.

Propostas: estruturar as Secretarias Municipais envolvidas e capacitar os técnicos responsáveis para implantação do projeto; inventariar o atual cenário de arborização; planejar qualitativamente e quantitativamente a área verde; capacitar técnicos municipais.

 

5 - Regularização Fundiária Rural: uma boa parte dos imóveis rurais no Brasil é de pequeno e médio porte, hoje são mais de 7.673.938 imóveis (RFB, 2020), normalmente oriundos de processos de desmembramentos, unificações e ou permutas de áreas, muita delas sem nenhum tipo de registro cartorial, nem amparado pela lei 10267/01, pois, são processos muito antigos e herdados de pai para filho. Os sucessores, normalmente filhos ou pessoas próximas, não têm conhecimento nem registros sobre o processo de regularização e a importância dos mesmos, que garante ao agricultor todos os direitos sobre uso, posse e a propriedade sobre a terra.

Propostas: fazer um estudo para levantar qual a realidade fundiária de cada município para definir quais metas e pontos devem ser priorizados sobre este aspecto; propor parcerias/convênios com Creas, entidades de classe, órgãos federais, prefeituras e cartórios de registro de imóveis; criar um programa semelhante ao Casa Fácil com o propósito de facilitar o acesso aos pequenos e médios produtores à regularização de suas propriedades feita por profissionais habilitados; envolver todas as entidades de classe que atuam neste segmento profissional para dar suporte e criar uma comissão especial para tratar do tema em conjunto com os municípios e os cartórios de registro de imóveis e o Incra.

 

A regional Guarapuava do Crea-PR também desenvolveu propostas para os municípios de Guarapuava,Laranjeiras do Sul e União da Vitória. Os candidatos às Prefeitura das respectivas cidades também receberão as propostas.

Para conferir cada proposta com mais detalhes, basta acessar o site. No site, além do detalhamento dos EBDM’s de todo o Paraná, constam os cadernos técnicos do Crea-PR para orientar os gestores sobre assuntos técnicos específicos, além de matérias informativas sobre as ações da Agenda Parlamentar em andamento.

 

Agenda com o candidato Josué Hilgemberg, às 8h. Na foto: candidato a Prefeito Josué Hilgemberg, Eng. Agr. e Conselheiro suplente do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Roberto Chueire Vieira, Eng. Agr. e Diretora da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Rozenilda Romaniw e Eng. Agr. Seg. Trab. e Inspetor Chefe do Crea-PR/Inspetoria de Irati Geraldo Carvalho de Oliveira.

Agenda com o candidato Prof. João Dremiski, às 9h. Na foto: Candidato à Vice-prefeito Leoni Ribas, Eng. Civil e Inspetor do Crea-PR e representante daAssociação Regional do Engenheiros Civis de IratiDaniel Verissimo, Eng. Agr. e Diretora da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Rozenilda Romaniw, candidato à Prefeito Prof. João Dremiski, candidata à Vereadora Lucimara Ribas, candidata à Vereadora Milene Galvão, Eng. Agr. e Conselheiro suplente do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Roberto Chueire Vieira, Eng. Agr. Seg. Trab. e Inspetor Chefe do Crea-PR/Inspetoria de Irati Geraldo Carvalho de Oliveira e Eng. Eletric e Gerente Regional do Crea-PR/Regional de Guarapuava Thyago Giroldo Nalim.

Agenda com o candidato Jorge Berbli, às 10h30. Na foto: Eng. Civil e Inspetor do Crea-PR e representante da Associação Regional do Engenheiros Civis de Irati Daniel Verissimo, Eng. Agr. Seg. Trab. e Inspetor Chefe do Crea-PR/Inspetoria de Irati Geraldo Carvalho de Oliveira, Eng. Agr. e Conselheiro suplente do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Roberto Chueire Vieira, Eng. Ftal, Conselheiro do Crea-PR pela Unicentro e Diretor da Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná Eduardo da Silva Lopes, candidata à Vice-prefeita Ieda Waydzik, candidato à Prefeito Jorge Derbli, Eng. Eletric e Gerente Regional do Crea-PR/Regional de Guarapuava Thyago Giroldo Nalim e Eng. Agr. e Diretora da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Rozenilda Romaniw.

 

 

Agenda com o candidato Emiliano, às 14h.

Na foto: Eng. Amb. e representante da Associação Centro Sul Paranaense de Engenheiros Ambientais Caroline Kozak, Eng. Ftal, Conselheiro do Crea-PR pela Unicentro e Diretor da Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná Eduardo da Silva Lopes, Eng. Agr. e Conselheiro suplente do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Roberto Chueire Vieira, candidato à Prefeito Emiliano Gomes, Eng. Agr. e Diretora da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Rozenilda Romaniw, Eng. Eletric e Gerente Regional do Crea-PR/Regional de Guarapuava Thyago Giroldo Nalim, Eng. Civ. e representante da Associação Regional do Engenheiros Civis de Irati Sandra Cristina Glinski e Eng. Civil e Inspetor do Crea-PR e representante da Associação Regional do Engenheiros Civis de Irati Daniel Verissimo.

Agenda com a candidata Rafaela, às 16h30. Na foto: Eng. Agr. e Diretora da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Rozenilda Romaniw, Eng. Agr. e Conselheiro suplente do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Roberto Chueire Vieira, candidata à Prefeita Rafaela, Eng. Civ. e representante da Associação Regional do Engenheiros Civis de Irati Sandra Cristina Glinski, Eng. Ftal, Conselheiro do Crea-PR pela Unicentro e Diretor da Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná Eduardo da Silva Lopes e Eng. Eletric e Gerente Regional do Crea-PR/Regional de Guarapuava Thyago Giroldo Nalim.

Agenda com o candidato Ico Ruva, às 18h. Na foto: Eng. Eletric e Gerente Regional do Crea-PR/Regional de Guarapuava Thyago Giroldo Nalim, Eng. Amb. e representante da Associação Centro Sul Paranaense de Engenheiros Ambientais Caroline Kozak, Eng. Civil e Inspetor do Crea-PR e representante da Associação Regional do Engenheiros Civis de Irati Daniel Verissimo, candidata à Vice-prefeita Margareth Mauda, candidato à Prefeito Ico Ruva, Eng. Agr. e Diretora da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Rozenilda Romaniw, Eng. Agr. e Conselheiro suplente do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati Roberto Chueire Vieira, Eng. Civ. e representante da Associação Regional do Engenheiros Civis de Irati Sandra Cristina Glinski e Eng. Ftal, Conselheiro do Crea-PR pela Unicentro e Diretor da Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná Eduardo da Silva Lopes.

Comentários

Faça um comentário

Seja o primeiro a comentar!