Em ação da Agenda Parlamentar, Crea-PR recebe deputado Evandro Araújo em Maringá
12/06/2023
O deputado estadual Evandro Araújo foi recebido na sede regional do Crea-PR em Maringá, na sexta-feira (9), em mais uma ação do programa Agenda Parlamentar. Ele recebeu ofício do Conselho para participar do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) no dia 19 de junho, quando serão entregues 25 propostas de projetos de leis elaboradas por lideranças e Colegiados da Engenharia do Paraná à Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para a Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. Na oportunidade, também será comemorado o 89° aniversário de criação do Crea-PR.
As propostas fazem parte de um trabalho desenvolvido por meio do programa Agenda Parlamentar. Ao todo, são 25 propostas, cinco delas elaboradas na Regional Maringá: “Acústica Ambiental – critérios e limites para a emissão de sons”; “Criação de Política Estadual de Construção de Baixo Carbono”; Revogação dos efeitos da Portaria 212/2019 – IAP”; “Regulamentar a Lei Federal 13371/2018 no estado”; “Programa produtor de água”.
O deputado estadual Evandro Araújo destacou que a inciativa do Crea-PR favorece o trabalho de elaboração de projetos de lei em razão de ideias propostas por profissionais com conhecimento técnico. “É um grupo de pessoas que tem um entendimento mais qualificado do setor representado. Merece ser ouvido para podermos debater temas de interesse do Conselho e da sociedade. Recebo com muita disponibilidade essa inciativa, porque entendo que tudo que vem de um colegiado chega mais qualificado para o parlamento. Falamos tanto em participação da sociedade, esse é um bom exemplo de uma participação mais qualificada.”
Nilson Cardoso, representante da Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (AMEA), participou do encontro e ressaltou a importância do trabalho do Crea-PR de sensibilizar os parlamentares para estarem presentes no dia da entrega das propostas. “Queremos que os nossos parlamentares participem e encampem nossas ideias, que são necessidades básicas das cidades, dos estados. São propostas de interesse da comunidade e nós, tecnicamente, podemos contribuir.”
A intenção é auxiliar na gestão pública dos municípios e do estado. “As propostas trazem contribuições das Engenharias, Agronomia e Geociências para a sociedade, além da valorização profissional. O Conselho e as Entidades de Classe são o pilar disso, por meio da Agenda Parlamentar, trabalhando para disseminar boas práticas em áreas diversas”, observou Danilo Serrano, representante da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-RM) e Conselheiro do Crea-PR.
Também receberam o parlamentar em Maringá, Silvio Rodrigues, presidente da Associação dos Engenheiros de Maringá (AEAM) e coordenador adjunto do Colégio de Entidades de Classe (CDER); Ramael Lazaro, coordenador do Colégio de Inspetores do Crea-PR em Maringá (CDIN); Jose Roberto F. Behrend, representante da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-RM) e Conselheiro do Crea-PR; Jorge Campelo, representante da Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo); Paulo Fernando, representante do Colégio de Instituições de Ensino do Crea-PR Regional Maringá e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Samir Jorge e Viviani Hannebauer, representantes do Crea-PR.