Crea-PR se reúne com representantes de Alvorada, Ribeirão Claro e Santo Antônio da Platina

26/05/2021

Crea-PR se reúne com representantes de Alvorada, Ribeirão Claro e Santo Antônio da Platina

O Crea-PR se reuniu com prefeitos, secretários municipais e outras autoridades do Norte Pioneiro na última semana para reafirmar as propostas da Agenda Parlamentar. O gerente Regional do Crea-PR no Norte do Paraná, Edgar Tsuzuki, organizou e coordenou os encontros que aconteceram presencialmente e virtualmente.

De Alvorada do Sul, participaram da reunião, o Engenheiro Civil Samir Jorge, assessor da Presidência do Crea-PR; Engenheiro Civil Decarlos Manfrin, presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e  secretário municipal de obras, Engenheiro Civil André Luís Debiasio.

Em reunião online, Tsuzuki apresentou as propostas elaboradas em parceria com as Entidades de Classe e Instituições de Ensino. Destaque para o programa Casa Fácil, que amplia e potencializa a capacidade do município de regularizar e legalizar obras. “Esse programa social oportuniza às famílias carentes o acesso à casa própria com qualidade e dignidade. Os representantes de Prefeitura de Alvorada gostaram bastante da proposta e prometeram estudar a viabilidade junto ao CEAL”, informou.

Em Ribeirão Claro, houve reunião presencial com o secretário municipal de obras e urbanismo, arquiteto Ricardo David Chammas Cassar Filho; prefeito João Carlos Bonato e Engenheiro Agrônomo Fábio Minghini de Campos, representante da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANNP), que também já foi inspetor do Crea-PR.

Em Santo Antônio da Platina a ação reuniu o Engenheiro Civil Giovanne dos Santos Leite, inspetor-chefe da região; Engenheiro de Segurança do Trabalho Fernando Ribeiro dos Santos, presidente da Associação Platinense de Engenharia (APLA); Engenheira de Alimentos e Segurança do Trabalho e inspetora do Crea-PR Bruna Merigio Alcantara; prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão; Luis Carlos da Silva, secretário municipal de agricultura, pecuária e meio Ambiente e a procuradora do município Ana Carolina Botarelli de Abreu.

Ambas as cidades já assinaram o convênio Casa Fácil e agora estudam a possibilidade de firmar outro, desta vez, para trocar de informações que visam melhorar a fiscalização e a regularização imobiliária.

“Durante as reuniões apresentamos diversas possibilidades de parcerias entre entidades de classe, Crea-PR e os municípios. Também esclarecemos dúvidas decorrentes da execução dos convênios vigentes”,revelou Tzusuki. Os prefeitos se comprometeram a estudar as minutas dos convênios de mútua cooperação de fiscalização. “Os representantes das prefeituras perceberam que podem fazer uso de informações de fiscalizações de obras civis do Crea-PR para verificar a existência de alvarás de construção, por exemplo, potencializando a abrangência de suas fiscalizações. Por meio dessa troca de informações, é possível viabilizar a mútua cooperação entre os órgãos públicos para cumprimento das legislações sob sua responsabilidade”, conclui.

Os próximos encontros estão marcados para esta quinta-feira, com as prefeituras de Uraí e Ibaiti.

Comentários

Faça um comentário

Seja o primeiro a comentar!