Regional Maringá - Agenda Parlamentar do Crea aponta três ‘carências’ para Cianorte
16/11/2020
Três Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM) de demandas identificadas em Cianorte se tornaram propostas para os planos de governo dos candidatos à prefeitura da cidade. As sugestões integram o programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR),apresentado aos prefeituráveis no final de outubro. Desenvolvidos por profissionais especializados das Entidades de Classe parceiras do Conselho, as publicações trazem diagnósticos de problemas e soluções na implantação de políticas públicas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências.
Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, os EBDMs seguem a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão. No Paraná, foram desenvolvidos mais de 200 estudos municipais em diversas áreas, sendo três deles para Cianorte com os temas: Arborização Urbana (mapeamento, plantio, corte e substituição das árvores existentes e de novos loteamentos), Anel Viário do Contorno Leste na PR-323 e Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. As publicações foram elaboradas em parceria com a Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Arearc).
A publicação sobre a arborização urbana de Cianorte desenvolvida pelo Engenheiro Agrônomo, Silvério Candido da Silva, avaliou aspectos da legislação municipal sobre o tema e a necessidade do manejo das árvores na cidade. Assim, o EBDM recomenda a adoção de critérios e procedimentos claros para a poda e a substituição da arborização urbana, para reforçar os impactos positivos e minimizar os negativos da presença das árvores na cidade, reduzindo a ocorrência de conflitos e a demanda do poder público pela sociedade.
“O objetivo desta Agenda Parlamentar é despertar o interesse das lideranças políticas, dos munícipes e seus líderes comunitários pela causa e debater esta realidade, elaborando propostas de manejo, ampliação e renovação denossa arborização urbana, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cianortenses”, destaca o Engenheiro.
Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, o programa Agenda Parlamentar 2020 defende os princípios de gestão democrática e de cooperação, além de abrir espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas. A ação é direcionada aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e às lideranças municipais, estaduais e nacionais.
“Nesta etapa o foco são os candidatos com a sugestão de que as propostas sejam incorporadas aos Planos de Governos, para 2021, vamos atuar junto às associações de municípios, Câmaras de vereadores e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na esfera federal, atuaremos com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e Senado Federal, para que a Agenda Parlamentar seja analisada e que os federais destinem recursos e projetos para as propostas apresentadas”, diz.
Além dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, o programa Agenda Parlamentar também é composto por 40 Cadernos Técnicos temáticos de diversas áreas, disponíveis para acesso no site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br.