Regional Maringá - Agenda Parlamentar do Crea aponta três ‘carências’ para Campo Mourão

16/11/2020

Três Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM) de demandas identificadas em Campo Mourão se tornaram propostas para os planos de governo dos candidatos à prefeitura da cidade. As sugestões integram o programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR),apresentado aos prefeituráveisno final de outubro. Desenvolvidos por profissionais especializados das Entidades de Classe parceiras do Conselho, as publicações trazem diagnósticos de problemas e soluções na implantação de políticas públicas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, os EBDMs seguem a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão. No Paraná, foram desenvolvidos mais de 200 estudos municipais em diversas áreas, sendo três deles para Campo Mourão com os temas: Casa Fácil, Mobilidade Urbana e Apoio à Agricultura Familiar Diversificada e Sustentável. Os estudos locais foram elaborados em parceria com as seguintes entidades de classe da cidade: Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (Area-CM), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), com sede no município.

O estudo básico sobre o apoio à agricultura familiar é da Engenheira Agrônoma Losani Perotti, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR). Segundo o EBDM, a maioria dos municípios da região possui uma estrutura voltada para a produção de commodities – soja e milho principalmente, mas no caso da agricultura familiar, em virtude da pequena extensão de suas propriedades, a atividade de grãos dificilmente se viabiliza, de forma que é primordial a diversificação das atividades.

“Uma alternativa para a diversificação é a produção de HFs – hortaliças e frutíferas, seja pelo seu valor agregado, utilização da mão de obra da família, ou pelas possibilidades de mercado que existem nos municípios, em especial para atendimento aos programas governamentais de aquisição de alimentos, bem como o de alimentação escolar. Soma-se a isso a demanda por produtos orgânicos, inclusive para fornecimento no programa de merenda escolar, bem como em supermercados e feiras. Embora o Paraná ocupe o primeiro lugar em propriedades certificadas para agricultura orgânica, o Noroeste conta com o menor número destas propriedades”, explica.

A Engenheira Agrônoma ainda ressalta que na maioria dos municípios não existe equipe profissional estruturada da área da Agronomia, voltada para assistência técnica aos agricultores familiares com foco na diversificação, de forma que os agricultores acabam produzindo com baixa qualidade e rentabilidade. Além disso, dificilmente migram para um sistema orgânico de produção, pois não contam com essa orientação técnica. “Assim, entendemos ser urgente que os municípios estruturem políticas públicas de apoio a estes agricultores, de forma a viabilizar suas atividades e paralelamente possam oferecer produtos de qualidade para a comunidade”, finaliza.

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, o programa Agenda Parlamentar 2020 defende os princípios de gestão democrática e de cooperação, além de abrir espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas. A ação é direcionada aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e às lideranças municipais, estaduais e nacionais.

“Nesta etapa o foco são os candidatos com a sugestão de que as propostas sejam incorporadas aos Planos de Governos, para 2021, vamos atuar junto às associações de municípios, Câmaras de vereadores e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na esfera federal, atuaremos com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e Senado Federal, para que a Agenda Parlamentar seja analisada e que os federais destinem recursos e projetos para as propostas apresentadas”, diz.

Além dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, o programa Agenda Parlamentar também é composto por 40 Cadernos Técnicos temáticos de diversas áreas, disponíveis para acesso no site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br.