Regional Maringá - Agenda Parlamentar do Crea aponta quatro ‘carências’ para Umuarama

09/11/2020

Quatro Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM) de demandas identificadas em Umuarama se tornaram propostas para os planos de governo dos candidatos à prefeitura da cidade. As sugestões integram o programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR),apresentado aos prefeituráveis no final de outubro. Desenvolvidos por profissionais especializados das Entidades de Classe parceiras do Conselho, as publicações trazem diagnósticos de problemas e soluções na implantação de políticas públicas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, os EBDMs seguem a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão. No Paraná, foram desenvolvidos mais de 200 estudos municipais em diversas áreas, sendo quatro deles para Umuarama com os temas: Instituto de Planejamento Urbano, Conforto Urbano e Acessibilidade, Desassoreamento do Lago Municipal e a Revitalização do Paisagismo do Hospital do Câncer Uopeccan.

O estudo básico sobre a implantação do Instituto de Planejamento Urbano foi desenvolvido pelo Engenheiro Civil Silvio Rodacki, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR). A publicação destaca os problemas de Mobilidade Urbana; Infraestrutura e Transporte. Neste contexto, o órgão municipal responderia pelas políticas públicas urbanas de longo prazo, envolvendo o desenvolvimento estratégico da cidade por meio de ações e projetos para o município e o seu entorno. “Ao desenvolver o Planejamento e Gestão Territorial de Umuarama, o gestor terá a melhoria na qualidade de vida da população e uma cidade sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente”, destaca Rodacki.

A Universidade Paranaense (Unipar) desenvolveu, por meio do Engenheiro Civil Everlei Câmara, o EBDM sobre o Desassoreamento do Lago Municipal - cartão postal de Umuarama. De acordo com o estudo, o lago está sofrendo com o assoreamento e suas características e beleza estão se perdendo. “É preciso uma esforço público para implantação de uma solução técnica duradoura para recuperação e proteção de seu entorno. Só assim iremos estancar a fonte de sua degradação e reduzir o impacto ambiental, promovendo a sustentabilidade e tornando o local mais agradável para a população”, afirma. Câmara também é Conselheiro do Crea-PR na cidade.

O EBDM sobre Acessibilidade e Conforto Ambiental do Engenheiro Civil Jerson Godoy Leski, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná (AEANOPAR), desperta na população a conscientização de que na rede de Mobilidade Urbana todos somos pedestres. “Na ausência de um projeto de acessibilidade eficaz alinhado com a necessidade de toda a  população, propomos a implantação de um  plano de ação com o envolvimento de todos os segmentos sociais, econômicos e ambientais de Umuarama. Neste contexto, apontamos a necessidade dos poderes administrativo e legislativo promoverem reuniões de trabalho para ajustar as diretrizes que serão posteriormente discutidas em audiências públicas, embasadas em um projeto sustentável para pelo menos 20 anos, que inclua os deveres e direitos de todos os cidadãos”, explica.

A Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santos elaborou o estudo que propõe a revitalização do paisagismo do Hospital do Câncer Uopeccan, pela Associação Regional de Engenheiros Agrônomos de Umuarama (AREAU). A proposta de paisagismo hospitalar interno e externo também inclui uma mata ciliar localizada ao lado do hospital. “A mata está abandonada e poderia se tornar um bosque para a contemplação ou até mesmo a caminhada de pacientes. Nas dependências hospitalares, o paisagismo proporcionará a sensação de calmaria e conforto aos pacientes, ajudando na recuperação deles”. Daniela acrescenta que a revitalização pode ser feita por Agrônomos de Umuarama em parceria com a prefeitura e com estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Paranaense (Unipar).

Além dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, o programa Agenda Parlamentar também é composto por 30 Cadernos Técnicos temáticos de diversas áreas, disponíveis para acesso no site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br.