Crea-PR se reúne com representantes de Uraí e Ibaiti

08/06/2021

Crea-PR se reúne com representantes de Uraí e Ibaiti

O Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) continua se reunindo com prefeitos, secretários municipais e outras autoridades do Norte Pioneiro para reafirmar as propostas da Agenda Parlamentar. O gerente Regional do Crea-PR em Londrina, Edgar Tsuzuki, organizou e coordenou os encontros que aconteceram presencialmente na última semana nos municípios de Uraí e Ibati.

Nas reuniões que o Crea-PR realiza com as autoridades eleitas, são apresentadas possibilidades de parcerias entre Entidades de Classe, Conselho e os municípios. “Também esclarecemos dúvidas decorrentes da execução dos convênios vigentes”, acrescenta Tsuzuki.

De Uraí, participaram da reunião o prefeito Angelo Tarantini Filho e a ex-inspetora do Crea-PR, engenharia de alimentos Gisele Onuki. O chefe do Executivo revelou que já está aplicando uma das propostas dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipais (EBDMs), que é a horta comunitária, a qual está sendo implantada no estacionamento da prefeitura.

Na quinta-feira (27), o encontro foi realizado em Ibaiti. O prefeito Dr. Antonelly de Cássio Alves de Carvalho, a vice-presidente da Associação Regional de Engenharia e Arquitetura de Ibaiti (Area), engenheira agrônoma Viviane Chueire e o engenheiro civil e inspetor-chefe do Crea-PR Antonio Vicenzi.

O prefeito de Ibaiti manifestou interesse no convênio de mútua cooperação de troca de informações. Por meio dele, é possível ter acesso a informações sobre fiscalizações de obras civis do Crea-PR para verificar a existência de alvarás de construção, por exemplo. O Programa Casa Fácil foi firmado pelo poder Executivo em parceria com o Crea-PR e já beneficia famílias do município. O projeto amplia e potencializa a capacidade do município de regularizar e legalizar obras. “Também oportuniza às famílias carentes o acesso à casa própria com qualidade e dignidade”, mencionou o gerente Regional do Crea-PR no Norte do Paraná, Edgar Tsuzuki.

O presidente da Area Ibaiti, Dirceu Bueno, ressaltou a desburocratização do acesso à moradia. “É feito o fornecimento gratuito de um projeto moderno e com subsídios para o recolhimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Para ele, a parceria das Entidades de Classe com o Crea-PR e o poder público viabiliza o desenvolvimento social, promovendo a cidadania, defendendo o meio ambiente e a sociedade.