Crea-PR reforça importância dos EBDMs e Cadernos Técnicos para AMUSEP e Sarandi

10/06/2021

Crea-PR reforça importância dos EBDMs e Cadernos Técnicos para AMUSEP e Sarandi

Representantes do Crea-PR reuniram-se no último dia 09 de junho com prefeitos, secretários municipais e outras autoridades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense – AMUSEP – e da cidade de Sarandi para reafirmar as propostas da Agenda Parlamentar.

O primeiro encontro do dia, realizado com a AMUSEP e as prefeituras associadas, contou com a participação de mais de 50 pessoas virtualmente.

Iniciando a reunião, os representantes do Crea realizaram uma explicação rápida sobre o que são os EBDMs e os Cadernos Técnicos (saiba mais – EBDMs e Cadernos). “Estamos discutindo há muito tempo esses EBDMs e gostaríamos de ampliar cada vez mais essas questões”, comentou o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Hélio Xavier.

O presidente do Crea, Eng. Civ. Ricardo Rocha, complementou a fala do gerente relembrando a importância dos engenheiros para os municípios. “Recentemente enviamos um ofício para diversas cidades do estado relembrando da importância de engenheiros, agrônomos e geocientistas nos quadros técnicos das prefeituras. Essas reuniões servem para demonstrar nosso apoio a vocês gestores. Estamos colocando o Crea à disposição para aplicação de ações de políticas públicas em prol da população”, enfatizou o presidente.

Durante o encontro, os representantes do Conselho enfatizaram os anos de trabalho da Agenda Parlamentar e como esse trabalho vem dando resultados. “São mais de 10 anos fazendo diagnósticos em municípios por meio das nossas Entidades de Classe e profissionais registrados. Independente do porte do município, todos possuem temáticas que cabem melhorias. Diante disso, convidamos especialistas ligados a diversos temas e criamos os nossos Cadernos Técnicos e EBDMs”, comenta o assessor de Políticas Públicas do Crea-PR, Engenheiro Civil Samir Jorge.

Encerrando o encontro, os representantes da AMUSEP agradeceram a parceria do Crea-PR e demonstraram-se dispostos a analisar e aplicar as propostas apresentadas.

Crea-PR apresenta seis propostas de convênios ao Prefeito de Sarandi

O segundo encontro do dia teve o objetivo de destacar propostas de adesão dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM) para o município de Sarandi. Propondo diagnósticos de problemas e soluções na implantação de políticas públicas eficazes para o município.

O Presidente do Crea-PR, Eng.Civ. Ricardo Rocha, agradeceu a disponibilidade do prefeito e frisou “queremos estender os EBDMs e as propostas de políticas públicas para o município de Sarandi e diversos outros municípios do estado, estreitando relações entre as Instituições de Ensino, o Conselho e o município”.

Como propostas específicas ao município foram destacados e exemplificados alguns EBDMs, dentre eles: Programa Casa fácil, Regularização Fundiária Rural, Incentivos para Licenciamentos Municipais, Desburocratização Municipal, Programa Cidades Sustentáveis e Assistência Técnica Gratuita para População de Baixa Renda.

O Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, manifestou interesse nas propostas, agradeceu a todos os presentes e comentou “estamos de braços e portas abertos para a nova parceria, o município já tem convênio de sucesso com a área da saúde e agora pretendemos realizar outro com a área da engenharia”. Segundo o Assessor de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng.Civ. Samir Jorge, essa troca de informações entre o Crea e o município é importantíssima para que ambas as partes obtenham sucesso.

Comentários

Faça um comentário

Seja o primeiro a comentar!