Crea-PR realiza reunião com prefeito de Jacarezinho e apresenta propostas da Agenda Parlamentar
16/07/2021
O Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) continua se reunindo com prefeitos, secretários municipais e outras autoridades do Norte Pioneiro para reafirmar as propostas da Agenda Parlamentar. O gerente regional do Crea-PR no Norte do Paraná, Engenheiro Eletricista Edgar Tsuzuki, organizou e coordenou encontro realizado nesta terça-feira (13) em Jacarezinho.
A comitiva foi formada também pelo Engenheiro Civil e Conselheiro do Crea-PR, Nilton Batista Prado e pelo Engenheiro Civil e presidente da Associação Norte Pioneiro de Engenheiros Civis (ANPEC), Leandro Santana Alves. O grupo de profissionais foi recebido pelo prefeito do município Marcelo José Bernardeli Palhares e o secretário municipal de Administração Jailton de Paula.
Nas reuniões que o Crea-PR realiza com as autoridades eleitas, são apresentadas possibilidades de parcerias entre entidades de classe, conselho e os municípios. O grande destaque da reunião em Jacarezinho foi o convênio Casa Fácil. O programa foi criado pelo CREA-PR em 1989 e estabelece uma parceria com as entidades de classe e prefeituras municipais para a construção de moradias populares com até 70 metros quadrados. Poderão ser beneficiados pelo programa famílias com renda limitada a três salários mínimos.
O prefeito Palhares autorizou o secretário de Administração, Jailton de Paula, a avançar nas negociações com o Crea-PR, a fim de viabilizar a assinatura do convênio que também terá a participação da Associação do Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP). “Esse projeto oportuniza às famílias carentes o acesso à casa própria com qualidade e dignidade”, mencionou o gerente regional do Crea-PR no Norte do Paraná, Edgar Tsuzuki.
O presidente da AEAANP, Engenheiro Civil, Químico e de Segurança do Trabalho Francisco Augusto Foggiato Alvim frisou a relação ganha-ganha entre os órgãos envolvidos. “É uma forma de disponibilizar a engenharia para quem está numa situação mais vulnerável. Todos ganham: o Crea-PR valoriza os profissionais e o município ajuda quem realmente precisa”.
“O prefeito e secretário nos receberam muito bem. Depois que explicamos o funcionamento do Casa Fácil, eles ficaram muito contentes com o advento do programa e prontamente aderiram a ele. Esperamos que esse convênio ajude o prefeito e trague muitas coisas boas ao município”, comentou o Engenheiro Civil e Conselheiro do Crea-PR, Nilton Batista Prado.
O diálogo entre as partes continua. A expectativa é que, em breve, a assinatura do convênio seja concretizada.